segunda-feira, 10 de agosto de 2009

220 anos de Revolução Francesa...

Nas comemorações dos 220 anos da Revolução Francesa, fica claro que mesmo após pouco mais de dois séculos, a França ainda possui problemas sociais e interesses imperialistas na Ásia. Quem nos traz essa questão é a reportagem da BBC:
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, abriu o tradicional desfile militar do Dia da Bastilha no dia 14 de Julho (terça-feira) com pedidos de maior investimento em tecnologia militar e um aparente desejo de ampliar a influência francesa nas questões militares internacionais.
As forças francesas marcharam com precisão pelo Champs Elysees, um dos principais pontos turísticos da França, ao lado das tropas indianas em uniformes coloridos e soldados alemães em vestimentas mais sóbrias.
As cores da bandeira nacional da França são exibidas em show de fumaça nas comemorações em Paris

Os jatos militares passaram sonoramente por cima dos presentes, deixando um rastro de fumaça das cores da bandeira, azul, vermelha e branca, em um céu azul de verão francês.
O clima na cidade parecia de festa e comemorações e aparentemente não foi afetado pelos distúrbios da madrugada, quando jovens queimaram mais de 300 carros nos subúrbios de Paris.
O feriado anual marca a Queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789, que ajudou a impulsionar a Revolução Francesa.
As companhias francesas procuram novos mercados para sua tecnologia militar e nuclear e Sarkozy aproveitou a data para ressaltar que a crise econômica não afetará os gastos em tecnologia militar e inteligência.
As Forças Armadas francesas passam por um momento de reestruturação que forçou o fechamento de algumas bases militares na França e na África, na medida em que o país expande sua influência no golfo Pérsico. A França espera que sua presença na região possa ampliar os esforços internacionais para combater a pirataria.
Pela primeira vez, o Exército indiano de
sfilou fora de suas fronteiras nesta como convidado de honra das comemorações em Paris.
Cerca de 400 soldados indianos, da infantaria, marinha e forças aéreas, abriram o tradicional desfile da Bastilha.
O convite à Índia foi uma forma da França celebrar a "cooperação estratégica" que une os dois países desde 1998 e que foi renovada em janeiro passado quando Sarkozy foi convidado de honra no desfile militar na Índia.

Fonte: BBC Brasil


Falô Belê! Belê Total!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário