
Um FELIZ NATAL a todos vocês e um próspero ANO NOVO!!!
música: NEW YEAR´S DAY (dia de ano novo)
Um super-hiper-mega-plus-triploX-power ABRAÇO DO DEIDÃO e que venha 2010
Você esta no Território Cultural - Lugar reservado ao complemento de aprendizado, orientações e debates gerais sobre as ações humanas

No final da década de 80 o Brasil e o mundo passavam por mudanças significativas, que balizariam o que viriam ser os próximos 20 anos, bem mais democráticos do que as duas décadas anteriores em várias partes do planeta. No Brasil era promulgada em 1988 a última Constituição Federal, a chamada Constituição Cidadã, pelo zelo com que buscou amparar os direitos fundamentais do cidadão, cerceados durante o regime militar.

to principal de comemoração do 20.º aniversário da queda do muro de Berlim, estiveram presentes a chanceler alemã, Angela Merkel, além de dos chefes de Estado e do Governo da União Europeia (UE), dos Estados Unidos e da Rússia.
a cultura é superior ou inferior à outra, uma vez que isso não existe na sociologia e sim, culturas diferentes. Julgar uma outra cultura segundo os aspectos da sua é a mesma coisa que dizer que seu time é melhor que o time rival. A mesma coisa se aplica aos diversos aspectos dessa cultura: Organização política, religião, manifestações artisticas e costumes.Algo interessante é que estamos tão acostumados com a nossa sociedade ocidental que automaticamente associamos os aspectos universais da sociedade à nossa, e pior, às tomamos como sendo superiores às das outras culturas: A república ocidental e sua democracia é a mais perfeita doutrina política, o cristianismo é a única religião e fé incontestável, a música ocidental é a mais erudita e nosso modo de vida é o melhor do mundo.Do mesmo modo que um republicano está certo sobre que a República é o melhor sistema de governo, um monarquista também está certo sobre sua Monarquia ser a melhor organização de administração política, da mesma forma como um cristão está certo ao dizer que só Jesus salva da mesma forma como um hindu ao dizer o mesmo sobre Krishna. Mas finalmente, quem tem razão?No filme Cruzada, o protagonista Balian (representado por Orlando Bloom) discussa para o povo em Jerusalém antes de enfrentarem o exército Sarraceno de Saladino. Ele diz:"Qual lugar é mais sagrado? A mesquita? O Sepulcro? Quem tem direito? Ninguém têm direito. Todos têm direito. Não lutamos para proteger as pedras e contruções dessa cidade, mas as pessoas que vivem nesses muros"Substituindo algumas palavras desse texto no sentido sociológico do discurso, teríamos:"Qual cultura é mais correta? A ocidental? A oriental? Qual está certa? Nenhuma está certa. Todas estão certas. Não existismos para julgar os costumes e atitudes das sociedades, mas para entendê-las porque elas existem."Isso é o resumo do que é a sociologia. Seja em qualquer aspecto ela não toma uma conclusão contemplativa e conclusiva, mas expositiva onde apenas entendemos o porquê da realidade social de cada cultura, uma vez que ela é o reflexo do momento histórico e geográfico do homem no plano temporal. Feito isso, tomamos consciencia de uma parcela da humanidade e sua condição de ser racional, uma vez que cada cultura é reflexo da mentalidade humana, logo, se tomamos cada cultura como parte do pensamento humano, não podemos julgá-las uma vez que fazem parte de uma realidade universal: a cultura humana.
Quando adentramos o estudo da Antiguidade ou Idade Antiga, é bastante comum ouvir dizer que esse período histórico é marcado pelo surgimento das primeiras civilizações. Geralmente, ao adotarmos a expressão “civilização” promove-se uma terrível confusão que coloca os povos dessa época em uma condição superior se comparados às outras culturas do mesmo período. Na verdade, a existência de uma civilização não tem nada a ver com essa equivocada ideia de que exista um povo “melhor” ou “mais evoluído” que os demais. O surgimento das primeiras civilizações simplesmente demarca a existência de uma série de características específicas. Em geral, uma civilização se forma quando apontamos a existência de instituições políticas complexas, uma hierarquia social diversificada e de outros sistemas e convenções que se aplicam largamente a uma população.
Ao contrário do que se possa imaginar, não podemos apontar uma localidade específica onde encontremos a formação das primeiras civilizações da história. O processo de fixação e desenvolvimento das relações sociais aconteceu simultaneamente em várias regiões e foi marcado pelo contato entre civilizações, bem como a incorporação de duas ou mais culturas na formação de outra civilização.
Reportando-se ao Mundo Oriental, podemos assinalar o desenvolvimento das milenares civilizações chinesa e indiana. Partindo mais a oeste, localizamos a formação da civilização egípcia e dos vários povos que dominaram a região Mesopotâmica, localizada nas proximidades dos rios Tigre e Eufrates. Também conhecidas como civilizações hidráulicas, essas culturas agruparam largas populações que sobreviviam da exploração das águas e terras férteis presentes na beira dos rios.
Na parte ocidental do planeta, costuma-se dar amplo destaque ao surgimento da civilização greco-romana. O prestígio dado a gregos e romanos justifica-se pela forte e visível influência que estes povos tiveram na formação dos vários conceitos, instituições e costumes que permeiam o Ocidente como um todo. Contudo, não podemos também deixar de dar o devido destaque aos maias, astecas, incas e olmecas que surgem no continente americano.
Sem dúvida, o estudo das civilizações antigas se mostra importante para que possamos entender melhor sobre as várias feições que a nossa cultura assume atualmente. Contudo, sob outro ponto de vista, o estudo da Antiguidade também abre caminho para que possamos contrapor os valores e parâmetros que um dia foram comuns a alguns homens e hoje se mostram tão distantes do que vivemos. É praticamente infinito o leque de saberes que se aplica a esse período histórico.
Falô Belê! Belê in totun (beleza total em latim... rss)
Pra quem não sabe, o sistema de avaliação do Ensino Médio do Brasil, vulgo ENEM, está com a bola toda e agora é passaporte mais que importante para você cursar o ensino superior.
As cores da bandeira nacional da França são exibidas em show de fumaça nas comemorações em Paris
sfilou fora de suas fronteiras nesta como convidado de honra das comemorações em Paris.Fonte: BBC Brasil
Só se adquire hábito de estudo, estudando diariamente. Fazer as tarefas de casa todos os dias, com vontade, atenção e capricho é "meio caminho andado", para adquirir o hábito de estudo.
de forma a lhe permitir a necessária disposição e concentração;
Falô Belê??! Belê total!!!!
Caros alunos, esse é seu espaço de ampliação dos debates e discussões empreendidos em sala de aula. Aqui você encontrará Links de sites importantes para leitura e pesquisas diversas além de postagens de assuntos voltados a sua compreensão da sociedade como um todo com o objetivo de aguçar seu senso critico e interpretativo de mundo. Chega de papo e mãos a obra... (enquanto preparo a primeira postagem do semestre navegue nas sugestões de sites úteis no campo LEITURA do lado esquerdo na tela)