domingo, 21 de março de 2010

Brasil Colônia...

Para ampliar nossos estudos sobre Brasil, exponho aqui um documentário encomendado pelo Ministério da Educação sobre o período colonial brasileiro. O documentário é organizado pelo emblemático historiador especialista em Brasil Bóris Fausto. Fausto é uma figura importantíssima na historiografia brasileira e esse breve documentário ilustra bem o que vem sendo trabalhado em sala.

Um super abraço do Deidão e bons estudos...










Falô Bele!! Bele in totummmMMM!!!(do latim beleza total)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Genesis da História de 2010....



É isso ae criaturas do cerrado goianiense....

Mais um ano letivo se inicia... e nada melhor do que começar do "começo"...


Tudo que posso adiantar é que será um ano de muitas conquistas e lutas. Para galéra do Terceirão, será o ano do pulo para o Ensino Superior

Para os demais, mais um ano de novos conhecimentos para se tornarem cidadãos pensantes e fazer a diferença nessa sociedade tão caótica.


então, segue um breve texto a respeito do saber histórico.

O que é história????


História (do grego antigo historie, que significa testemunho, no sentido daquele que vê) é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. Por metonímia, o conjunto destes processos e eventos. A palavra história tem sua origem nas «investigações»

de Heródoto, cujo termo em grego antigo é στορίαι (Historíai). Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes.

O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-História e História.

Os historiadores usam várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações, entrevistas (História oral) e achados arqueológicos. Algumas abordagens são mais frequentes em certos períodos do que em outros e o estudo da História também acaba apresentando costumes e modismos (o historiador procura, no presente, respostas sobre o passado, ou seja, é influenciado pelo presente). (veja historiografia e História da História).

Os eventos anteriores aos registos escritos pertencem à Pré-História e as sociedades que co-existem com sociedades que já conhecem a escrita (é o caso, por exemplo, dos povos celtas da cultura de La Tène) pertencem à Proto-História.


Documentos e fontes históricas

Não se passa pela vida sem deixar marcas. Um objeto, uma obra, um desenho, uma canção, uma carta, uma hipótese formulada… são traços da passagem do homem. "Todo e qualquer vestígio do passado, de qualquer natureza", define o documento histórico. Quantas vezes, porém, não foi tentada a falsificação de documentos históricos? Heróis fictícios, peças com atribuições alteradas de origem, tempo e uso, informações sem fontes… muitas e tantas danações dos que querem moldar a história aos seus caprichos. Por isso existe uma ciência especial, a Heurística, só para cuidar da verificação e investigação da autenticidade das fontes históricas.


Sobre fontes e documentos é feita a crítica histórica:

Crítica Objetiva - Verifica o valor extrínseco, externo de um documento; se é original ou apenas uma cópia.

Crítica Subjetiva - Verifica o valor intrínseco, interno, de um documento. É um trabalho especializado, comparativo, que só pode ser realizado pelas ciências auxiliares da História: Arqueologia (estuda ruínas, objetos antigos); Paleontologia (fósseis); Heráldica (emblemas e brasões); Epigrafia (inscrições lapidares); Numismática (moedas); Genealogia (linhagens familiares); Paleografia (estudo da escrita antiga)


Visões sobre a História

"O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades".[3] (Jacques Le Goff)

"A História procura especificamente ver as transformações pelas quais passaram as sociedades humanas. As transformaçõe

s são a essência da História; quem olhar para trás, na História de sua própria vida, compreenderá isso facilmente. Nós mudamos constantemente; isso é válido para o indivíduo e também é válido para a sociedade. Nada permanece igual e é através do tempo que se percebe as mudanças".[4]

"A História como registro consiste em três estados, tão habilmente misturados que parecem ser apenas um. O primeiro é o conjunto dos factos. O segundo é a organização dos factos para que formem um padrão coerente. E a terceira é a interpretação dos factos e do padrão". (Henry Steele Commager)[carece de fontes?]

"Sem a História nós estaríamos em um eterno recomeço, não teríamos como avaliar os erros do passado, para não errarmos novamente no futuro". (Rafael Hammerschmidt)


Memórias.

“A história que vou contar começa em 1942, no outono. Estamos em plena guerra, que entrou em sua fase mais dura [...] Ensino História e Geografia num liceu da província. Minha firme intenção é não ficar nisto, e decidi preparar uma tese de doutorado. Por ambição: a tese, nessa época, dá acesso ao ensino superior. Mas também por gosto: desenvolvi, com efeito, o gosto pela pesquisa.” (p. 7)

“Sob a influência de um mestre, Jean Déniau, eu vinha de converter-me à história, ou mais exatamente à história da Idade Média. Nela é que eu instalaria a minha oficina de trabalho.”

DUBY, Georges. A história contínua. Rio de Janeiro: Zahar/Ed. UFRJ, 1993. (p.9)



Falô bele! Belê total....

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Adeus 2009... e Feliz 2010...\o/





Criaturas do cerrado goianiense....

....chegamos ao final de mais um ano de estudos. Se pararmos para refletir veremos o quão esse ano foi produtivo... ai em nossa retrospectiva pessoal, poderemos lembrar do primeiro dia de aula, dos temas trabalhados, das broncas, das conquistas, das diversões e por ai vai... ai virá um clima nostálgico e automaticamente já começaremos a idealizar como será 2010, não é mesmo?



Em geral agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade de mais um ano de experiências múltiplas em minha vida e pelo privilégio de trabalhar com essa galera maravilhosa da Escola Criativa (Equipe e Alunos), e agradeço a todos “seres sertanejos” pelo carinho e dedicação que tiveram nesse ano, e por tudo que passamos juntos construindo nossa HISTÓRIA, com muita ARTE garantindo assim uma SOCIOLOGIA do saber.

Espero rever TODOS vocês em 2010 com novas forças, novas expectativas, novos sonhos e novas conquistas e que 2010 seja um ano infinitamente melhor que 2009.
Um FELIZ NATAL a todos vocês e um próspero ANO NOVO!!!
E pra fechar o último post do ano, nada melhor que uma boa música... fiquem com o som da minha banda preferida U2
música: NEW YEAR´S DAY (dia de ano novo)





Um super-hiper-mega-plus-triploX-power ABRAÇO DO DEIDÃO e que venha 2010


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Queda do Muro de Berlin: Símbolo de mudanças no mundo há 20 anos...

No final da década de 80 o Brasil e o mundo passavam por mudanças significativas, que balizariam o que viriam ser os próximos 20 anos, bem mais democráticos do que as duas décadas anteriores em várias partes do planeta. No Brasil era promulgada em 1988 a última Constituição Federal, a chamada Constituição Cidadã, pelo zelo com que buscou amparar os direitos fundamentais do cidadão, cerceados durante o regime militar.

Um ano depois, o país passava pela primeira eleição presidencial com voto direto após o fim do regime militar e comemorava o primeiro centenário da Proclamação da República. Está na Constituição brasileira em seu artigo que o Brasil é uma República Federativa democrática, formada pela união indissolúvel de estados, municípios e o Distrito Federal.
A Constituição brasileira é um símbolo da estabilidade democrática do país. Quando da comemoração dos 20 anos da nossa Carta maior, esta estabilidade foi o ponto mais lembrado pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, os guardiões da Constituição.
Naquela ocasião o presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, afirmou: "este é o mais longo período de estabilidade institucional da nossa história republicana. Em termos de tradição democrática, temos a comemorar".
Ano de mudanças
1989 foi um ano expressivo em mudanças políticas, econômicas e sociais em várias partes do mundo. Na China, estudantes inconformados com o governo do Partido Comunista tomaram as ruas e ocuparam a Praça da Paz Celestial, em Pequim. Na Romênia explodia a revolução que acabou com o governo comunista e ditatorial de Nicolae Ceausescu - preso, condenado à morte e executado naquele mesmo ano, enquanto que na Polônia crescia a influência do Sindicato Solidariedade e de Lech Walesa, que um ano depois foi eleito o primeiro presidente da Polônia após a queda do regime comunista.
No Japão a morte do imperador Hirohito, depois de 63 anos de reinado, também provocou mudanças. Ele era o chefe de Estado quando do bombardeio japonês à base norte-americana de Pearl Harbor (1941). Aliou-se aos alemães e italinaos na II Guerra Mundial e pagou o alto preço da derrota com ataques nucleares às cidades Hiroshima e Nagasaki. Já no Irã, 1989 ficou marcado pela morte do Ayatollah Khomeini, o líder espiritual e político da Revolução Islâmica. Também líder espiritual e político, mas do Tibete, o Dalai Lama foi agraciado naquele ano com o Prêmio Nobel da Paz.
URSS - Perestroika e Glasnost
Mas 1989 foi marcado pelo colapso do regime comunista e o início do desmantelamento da chamada Cortina de Ferro, que reunia no leste europeu os países alinhados com a União Soviética. Mudanças políticas e econômicas anunciadas quatro anos antes foram concretizadas, respectivamente, com a Glasnost (transparência) e a Perestroika (reestruturação) de Mikhail Gorbatchev. Assim a União Soviética se abria para o mundo e essa abertura passava a inviabilizar a continuidade do regime fechado nos países a ela alinhados - tinha início a onda de revoluções, pacíficas ou não.
Na Alemanha, 1989 foi um ano simbólico. Enquanto a Lei Fundamental do país completava quatro décadas, o povo alemão pode comemorar e vivenciar a queda daquele que foi o maior símbolo da Guerra Fria. Caía o Muro de Berlim e a divisão do mundo basicamente entre dois blocos econômicos: capitalista, em que prevalecia a economia de mercado, e socialista que se sustentava na presença imperativa do Estado (governos comunistas) sobre a economia.
Isolados
Um dia, os alemães acordaram e não puderam mais cruzar a cidade de Berlim, cortada por uma cerca de arame farpado, que seria substituída por um muro com 66,5 Km de comprimento, em decorrência do êxodo dos alemães do lado leste para o lado oeste da cidade. O Muro de Berlim divida a Alemanha em duas, uma socialista sob o domínio da União Soviética e outra capitalista, influenciada pelos Estados Unidos e seus aliados. Famílias foram separadas, pessoas tiveram que deixar seus empregos, suas casas, e ainda perderam direitos, como à liberdade e o de transitar por toda a cidade de Berlim.
Foram 28 anos de uma fronteira edificada, símbolo da Guerra Fria, que dividia uma antiga nação em dois países. Assim, entre 13 de agosto de 1961 e 9 de novembro de 1989, os alemães eram um só povo, dividido em dois países - a República Democrática Alemã ou Alemanha Oriental, cuja capital era a dividida Berlim, e a República Federal da Alemanha ou Alemanha Ocidental, cuja capital era Bonn.
A reunificação da Alemanha se deu em 1990, quando o território que era a Alemanha Oriental foi anexado à República Federal da Alemanha, com a adoção da mesma moeda, dos mesmos símbolos nacionais e também sob a regência das mesmas regras constitucionais - a Lei Fundamental.
Brandenbug Gate: Desfile Nazista - 1939 / Queda do Muro de Berlin 9/11/1989 e



Show do U2 - Brandenburg Gate 2009 nas comemorações dos 20 anos da Queda do Muro de Berlin

O icônico Portão de Brandenburgo símbolo histórico do Regime Nazista, deu espaço a Banda irlandesa liderada por Bono que se apresentou em uma mega estrutura diante do monumento, onde na última segunda-feira do ato principal de comemoração do 20.º aniversário da queda do muro de Berlim, estiveram presentes a chanceler alemã, Angela Merkel, além de dos chefes de Estado e do Governo da União Europeia (UE), dos Estados Unidos e da Rússia.
Outros convidados foram o ex-líder soviético Mikhail Gorbachev e o Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus.
Batizado de "Festa da Liberdade", o ato contou com a derrubada de um dominó gigante que, ao longo de 1,5 quilômetro, acompanhará o antigo traçado do muro entre o Reichstag (sede do Parlamento alemão) e a Potsdamer Platz.

Agora resta a nós brasileiros sentir na pele e no bolso essas transformações provocadas no planeta devido à Nova Ordem Econômica Mundial, pois ainda grande parte da população alemã oriental (ex-URSS), ainda sofrem preconceitos e falta de oportunidades. Assim como eles grande parte dos brasileiros e de várias nações do planeta ainda não estão sendo beneficiados com as promessas magnificas dessa dita "Nova Ordem" vigente até os dias de hoje.




Falô belê! Belê total!

sábado, 26 de setembro de 2009

Falando sociológicamente de cultura...

Seres do Terceirão... esse texto é especialmente para vocês, pois com certeza ampliara seus conteúdos para redações e construções críticas. Mas serve também para os seres do Segundão, pois trabalhamos esse bimestre os conceitos de cultura. Boa leitura....
.....Na sociologia, a cultura é o foco de estudo, uma vez que da mesma emana toda a natureza e aspectos da sociedade em questão. A Ciência Social afirma que nenhuma cultura é superior ou inferior à outra, uma vez que isso não existe na sociologia e sim, culturas diferentes. Julgar uma outra cultura segundo os aspectos da sua é a mesma coisa que dizer que seu time é melhor que o time rival. A mesma coisa se aplica aos diversos aspectos dessa cultura: Organização política, religião, manifestações artisticas e costumes.Algo interessante é que estamos tão acostumados com a nossa sociedade ocidental que automaticamente associamos os aspectos universais da sociedade à nossa, e pior, às tomamos como sendo superiores às das outras culturas: A república ocidental e sua democracia é a mais perfeita doutrina política, o cristianismo é a única religião e fé incontestável, a música ocidental é a mais erudita e nosso modo de vida é o melhor do mundo.Do mesmo modo que um republicano está certo sobre que a República é o melhor sistema de governo, um monarquista também está certo sobre sua Monarquia ser a melhor organização de administração política, da mesma forma como um cristão está certo ao dizer que só Jesus salva da mesma forma como um hindu ao dizer o mesmo sobre Krishna. Mas finalmente, quem tem razão?No filme Cruzada, o protagonista Balian (representado por Orlando Bloom) discussa para o povo em Jerusalém antes de enfrentarem o exército Sarraceno de Saladino. Ele diz:"Qual lugar é mais sagrado? A mesquita? O Sepulcro? Quem tem direito? Ninguém têm direito. Todos têm direito. Não lutamos para proteger as pedras e contruções dessa cidade, mas as pessoas que vivem nesses muros"Substituindo algumas palavras desse texto no sentido sociológico do discurso, teríamos:"Qual cultura é mais correta? A ocidental? A oriental? Qual está certa? Nenhuma está certa. Todas estão certas. Não existismos para julgar os costumes e atitudes das sociedades, mas para entendê-las porque elas existem."Isso é o resumo do que é a sociologia. Seja em qualquer aspecto ela não toma uma conclusão contemplativa e conclusiva, mas expositiva onde apenas entendemos o porquê da realidade social de cada cultura, uma vez que ela é o reflexo do momento histórico e geográfico do homem no plano temporal. Feito isso, tomamos consciencia de uma parcela da humanidade e sua condição de ser racional, uma vez que cada cultura é reflexo da mentalidade humana, logo, se tomamos cada cultura como parte do pensamento humano, não podemos julgá-las uma vez que fazem parte de uma realidade universal: a cultura humana.
Levando em consideração a consciencia da existência de uma única cultura no planeta, e até mesmo no Universo, o máximo que podemos fazer é dividir o pensamento humano em subdivisões e linhas a que chamamos de sociedades ou países, nisso temos uma exposição diversificada da atividade social e cultural do ser humano no mundo.Podemos tirar conclusões a partir disso: A monarquia é tão eficiente quanto a república, isso depende de como o ser humano organizará sua política a partir de um desses sistemas. Jesus salva tantas almas quanto Krishna, isso depende se o fiel seguir os ensinamentos do Cristo ou do Avatar. A filosofia Nietzscheniana é tão consistente quanto a Kantiana, isso depende da realidade a qual a epistemologia está inserida.
Resumindo: As coisas existem por causa do ser humano, sendo ele um ser eclético, para que algo seja correto basta que ele escolha o objeto que mais se adapte à sua personalidade, assim cria-se uma realidade subjetiva, que quando seguida por mais de um ser humano, torna-se um reflexo social do instante temporal, assim, isenta de qualquer julgamente de superioridade ou inferioridade, uma vez que o mesmo anula qualquer realidade cultural criada pelo ser humano anulando sua identidade social por consequência.Logo não existem culturas superiores e sim culturas criadas pelo homem. Quando a sociedade humana compreender isso não haverá mais conflitos, uma vez que o mesmo é causado pela ignorância da não-compreensão do próximo, e por fim pelo julgamento equivocado. Assim cessará qualquer barreira que torne o mundo dividido por ideologias. Isso não significa a extinção das culturas, mas a consciencia de todas.Adaptando a famosa frase de Bahá'u'lláh, teremos:"O mundo é uma só sociedade, e suas culturas uma realidade única."Logo tenhamos consciência do homem como um todo, não para julgarmos, mas para compreendermos melhor à nós mesmos.
por Shaka Kama-Hari
Falô Belê! Belê total!!!

domingo, 20 de setembro de 2009

O sentido da Idade Antiga....

Quando adentramos o estudo da Antiguidade ou Idade Antiga, é bastante comum ouvir dizer que esse período histórico é marcado pelo surgimento das primeiras civilizações. Geralmente, ao adotarmos a expressão “civilização” promove-se uma terrível confusão que coloca os povos dessa época em uma condição superior se comparados às outras culturas do mesmo período.

Na verdade, a existência de uma civilização não tem nada a ver com essa equivocada ideia de que exista um povo “melhor” ou “mais evoluído” que os demais. O surgimento das primeiras civilizações simplesmente demarca a existência de uma série de características específicas. Em geral, uma civilização se forma quando apontamos a existência de instituições políticas complexas, uma hierarquia social diversificada e de outros sistemas e convenções que se aplicam largamente a uma população.

Ao contrário do que se possa imaginar, não podemos apontar uma localidade específica onde encontremos a formação das primeiras civilizações da história. O processo de fixação e desenvolvimento das relações sociais aconteceu simultaneamente em várias regiões e foi marcado pelo contato entre civilizações, bem como a incorporação de duas ou mais culturas na formação de outra civilização.

Reportando-se ao Mundo Oriental, podemos assinalar o desenvolvimento das milenares civilizações chinesa e indiana. Partindo mais a oeste, localizamos a formação da civilização egípcia e dos vários povos que dominaram a região Mesopotâmica, localizada nas proximidades dos rios Tigre e Eufrates. Também conhecidas como civilizações hidráulicas, essas culturas agruparam largas populações que sobreviviam da exploração das águas e terras férteis presentes na beira dos rios.

Na parte ocidental do planeta, costuma-se dar amplo destaque ao surgimento da civilização greco-romana. O prestígio dado a gregos e romanos justifica-se pela forte e visível influência que estes povos tiveram na formação dos vários conceitos, instituições e costumes que permeiam o Ocidente como um todo. Contudo, não podemos também deixar de dar o devido destaque aos maias, astecas, incas e olmecas que surgem no continente americano.

Sem dúvida, o estudo das civilizações antigas se mostra importante para que possamos entender melhor sobre as várias feições que a nossa cultura assume atualmente. Contudo, sob outro ponto de vista, o estudo da Antiguidade também abre caminho para que possamos contrapor os valores e parâmetros que um dia foram comuns a alguns homens e hoje se mostram tão distantes do que vivemos. É praticamente infinito o leque de saberes que se aplica a esse período histórico.


Falô Belê! Belê in totun (beleza total em latim... rss)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

UFG publica edital do Processo Seletivo 2010/1...

Aos Seres do Ensino Médio....
.... A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou o Edital do Processo Seletivo 2010/1. O documento está disponível no Portal do Vestibular (http://www.vestibular.ufg.br/) e clicando aqui. Nesta seleção a UFG oferece 5.499 vagas em 120 cursos distribuídos nos câmpus de Goiânia, Jataí, Catalão e Cidade de Goiás. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela internet de 18 de setembro a 12 de outubro, e as provas serão aplicadas nos dias 29 de novembro (Primeira Etapa) e 20 e 21 de dezembro (Segunda Etapa). A Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE) ocorrerá nos dias 17 e 18 de dezembro.
Dos 122 cursos, seis são oferecidos pela primeira vez: Biotecnologia, Museologia e Licenciatura em Dança em Goiânia; Educação Física e Fisioterapia em Jataí e Ciências Biológicas em Catalão. O Processo Seletivo traz outras novidades em relação aos anos anteriores: a ampliação da utilização da nota do Enem de 20 para 40% na composição da nota da Primeira Etapa, o aumento das questões interdisciplinares de 20 para 30% e a criação da categoria treineiro, para candidatos que ainda não concluíram o Ensino Médio. A utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua a ser uma opção do estudante, e só será aproveitada como melhor média do candidato.
O edital prevê a divulgação do resultado do Processo Seletivo 2010/1 no dia 5 de fevereiro de 2010.

Principais datas Processo Seletivo 2010/1
Inscrições: 18 de setembro a 12 de outubro de 2009
1ª Etapa: 29 de novembro de 2009
Resultado da Primeira Etapa: 10 de dezembro
2ª Etapa: 20 e 21 de dezembro de 2009
Prova de Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos: 17 e 18 de dezembro de 2009
Resultado Final: 5 de fevereiro de 2010


Escolha seu curso e manda bala pois o bixo vai pegar \o/


Abração e nos vemos em sala...


Prof. Deidão Ramos Calassa