quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Queda do Muro de Berlin: Símbolo de mudanças no mundo há 20 anos...

No final da década de 80 o Brasil e o mundo passavam por mudanças significativas, que balizariam o que viriam ser os próximos 20 anos, bem mais democráticos do que as duas décadas anteriores em várias partes do planeta. No Brasil era promulgada em 1988 a última Constituição Federal, a chamada Constituição Cidadã, pelo zelo com que buscou amparar os direitos fundamentais do cidadão, cerceados durante o regime militar.

Um ano depois, o país passava pela primeira eleição presidencial com voto direto após o fim do regime militar e comemorava o primeiro centenário da Proclamação da República. Está na Constituição brasileira em seu artigo que o Brasil é uma República Federativa democrática, formada pela união indissolúvel de estados, municípios e o Distrito Federal.
A Constituição brasileira é um símbolo da estabilidade democrática do país. Quando da comemoração dos 20 anos da nossa Carta maior, esta estabilidade foi o ponto mais lembrado pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, os guardiões da Constituição.
Naquela ocasião o presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, afirmou: "este é o mais longo período de estabilidade institucional da nossa história republicana. Em termos de tradição democrática, temos a comemorar".
Ano de mudanças
1989 foi um ano expressivo em mudanças políticas, econômicas e sociais em várias partes do mundo. Na China, estudantes inconformados com o governo do Partido Comunista tomaram as ruas e ocuparam a Praça da Paz Celestial, em Pequim. Na Romênia explodia a revolução que acabou com o governo comunista e ditatorial de Nicolae Ceausescu - preso, condenado à morte e executado naquele mesmo ano, enquanto que na Polônia crescia a influência do Sindicato Solidariedade e de Lech Walesa, que um ano depois foi eleito o primeiro presidente da Polônia após a queda do regime comunista.
No Japão a morte do imperador Hirohito, depois de 63 anos de reinado, também provocou mudanças. Ele era o chefe de Estado quando do bombardeio japonês à base norte-americana de Pearl Harbor (1941). Aliou-se aos alemães e italinaos na II Guerra Mundial e pagou o alto preço da derrota com ataques nucleares às cidades Hiroshima e Nagasaki. Já no Irã, 1989 ficou marcado pela morte do Ayatollah Khomeini, o líder espiritual e político da Revolução Islâmica. Também líder espiritual e político, mas do Tibete, o Dalai Lama foi agraciado naquele ano com o Prêmio Nobel da Paz.
URSS - Perestroika e Glasnost
Mas 1989 foi marcado pelo colapso do regime comunista e o início do desmantelamento da chamada Cortina de Ferro, que reunia no leste europeu os países alinhados com a União Soviética. Mudanças políticas e econômicas anunciadas quatro anos antes foram concretizadas, respectivamente, com a Glasnost (transparência) e a Perestroika (reestruturação) de Mikhail Gorbatchev. Assim a União Soviética se abria para o mundo e essa abertura passava a inviabilizar a continuidade do regime fechado nos países a ela alinhados - tinha início a onda de revoluções, pacíficas ou não.
Na Alemanha, 1989 foi um ano simbólico. Enquanto a Lei Fundamental do país completava quatro décadas, o povo alemão pode comemorar e vivenciar a queda daquele que foi o maior símbolo da Guerra Fria. Caía o Muro de Berlim e a divisão do mundo basicamente entre dois blocos econômicos: capitalista, em que prevalecia a economia de mercado, e socialista que se sustentava na presença imperativa do Estado (governos comunistas) sobre a economia.
Isolados
Um dia, os alemães acordaram e não puderam mais cruzar a cidade de Berlim, cortada por uma cerca de arame farpado, que seria substituída por um muro com 66,5 Km de comprimento, em decorrência do êxodo dos alemães do lado leste para o lado oeste da cidade. O Muro de Berlim divida a Alemanha em duas, uma socialista sob o domínio da União Soviética e outra capitalista, influenciada pelos Estados Unidos e seus aliados. Famílias foram separadas, pessoas tiveram que deixar seus empregos, suas casas, e ainda perderam direitos, como à liberdade e o de transitar por toda a cidade de Berlim.
Foram 28 anos de uma fronteira edificada, símbolo da Guerra Fria, que dividia uma antiga nação em dois países. Assim, entre 13 de agosto de 1961 e 9 de novembro de 1989, os alemães eram um só povo, dividido em dois países - a República Democrática Alemã ou Alemanha Oriental, cuja capital era a dividida Berlim, e a República Federal da Alemanha ou Alemanha Ocidental, cuja capital era Bonn.
A reunificação da Alemanha se deu em 1990, quando o território que era a Alemanha Oriental foi anexado à República Federal da Alemanha, com a adoção da mesma moeda, dos mesmos símbolos nacionais e também sob a regência das mesmas regras constitucionais - a Lei Fundamental.
Brandenbug Gate: Desfile Nazista - 1939 / Queda do Muro de Berlin 9/11/1989 e



Show do U2 - Brandenburg Gate 2009 nas comemorações dos 20 anos da Queda do Muro de Berlin

O icônico Portão de Brandenburgo símbolo histórico do Regime Nazista, deu espaço a Banda irlandesa liderada por Bono que se apresentou em uma mega estrutura diante do monumento, onde na última segunda-feira do ato principal de comemoração do 20.º aniversário da queda do muro de Berlim, estiveram presentes a chanceler alemã, Angela Merkel, além de dos chefes de Estado e do Governo da União Europeia (UE), dos Estados Unidos e da Rússia.
Outros convidados foram o ex-líder soviético Mikhail Gorbachev e o Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus.
Batizado de "Festa da Liberdade", o ato contou com a derrubada de um dominó gigante que, ao longo de 1,5 quilômetro, acompanhará o antigo traçado do muro entre o Reichstag (sede do Parlamento alemão) e a Potsdamer Platz.

Agora resta a nós brasileiros sentir na pele e no bolso essas transformações provocadas no planeta devido à Nova Ordem Econômica Mundial, pois ainda grande parte da população alemã oriental (ex-URSS), ainda sofrem preconceitos e falta de oportunidades. Assim como eles grande parte dos brasileiros e de várias nações do planeta ainda não estão sendo beneficiados com as promessas magnificas dessa dita "Nova Ordem" vigente até os dias de hoje.




Falô belê! Belê total!